Currículo (Lat. curriculu, carreira) s. m. série de acontecimentos que marcam cultural e profissionalmente a carreira de um indivíduo; - vitae: relato escrito do conjunto de dados pessoais e profissionais relevantes de um indivíduo, apresentando normalmente para candidatura a um emprego.
Dever-se-á elaborar um texto cuidado, que integra os seguintes elementos:
1. Identificação: nome, data de nascimento, nacionalidade, naturalidade, estado civil, residência, telefone, endereço de correio electrónico, número e arquivo do bilhete de indentificação, número do cartão de contribuinte, número da carta de condução.
2. Formação Académica: referência ao curso/ano de escolaridade e média de avaliação final.
3. Formação complementar: estágios, cursos de línguas estrangeiras, cursos de informática, acções de formação...
4. Experiência profissional: referência a locais e/ou instituições onde foram desempenhadas funções.
5. Situação actual: local/instituição onde desempenha funções ou situação de desemprego.
6. Trabalhos publicados: artigos, revistas, livros...
7. Outras informações relevantes: participação em acções de solidariedade, em teatros, em associações sem fins lucrativos...
Nota: Poder-se-á juntar uma carta, manuscrita ou dactilografada, na qual se indique a função pretendida e a fonte de informação que nos levou a apresentar o curriculum vitae (ex.: nome do jornal e data da publicação do anúncio).
Fonte: Aula de Português, dia 2-12-2010 e manual escolar.
Sem comentários:
Enviar um comentário